Centenas de estudantes foram às ruas na manha de hoje (12) reivindicar e exigir segurança nas escolas estaduais do município de Guajará-Mirim.
União dos Estudantes de Rondônia em Guajará-Mirim – UEE-RO por meio da Associação Regional de Jovens e Estudantes de Guajará-Mirim – ASEJUR, apoio e coordenou o movimento público com objetivo de solicitar e da providências, em caráter de urgência, visando combater a onda de furtos e vandalismo que vem ocorrendo nas Escolas Estaduais do Município.
Dentre as Reivindicações esta a segurança nas escolas, ressarcimento dos bens e matérias furtados e melhores condições para os gestores nas escolas do estado, o protesto foi organizado por lideres estudantis de todas as escolas estaduais do município com apoio da UEE-RO, ASEJUR, SINTERO E ASAPE-GM.
O membro do conselho gestor da ASEJUR, Eduardo Paes, esclareceu que o intuito da mobilização foi reivindicar solução imediata na questão da segurança nas escolas. “Não dava mais pra ficar de braços cruzados. Não somos obrigados a ver furtos e vandalismo em nossas escolas”.
Segundo Fabio Ribeiro, esta é a primeira vez que estudantes resolvem por conta própria tomar a iniciativa de ir as ruas cobrar das autoridades estaduais providências urgentes em relação aos furtos e vandalismo que acontecem semanalmente.
O Manifesto saiu pela Avenida 15 de novembro, passando pela Câmara Municipal, seguindo sentido Ministério Publico e finalizando na Coordenadora Regional de Educação – CRE.
Os estudantes e a comissão do movimento foram recebidos pela coordenadora Pedagógica, Professora Liene Moraes Assunção, que explicou que infelizmente a Coordenadora regional de Educação Profª Leia Andrade Moura não se encontrava no município de Guajará-Mirim por esta cumprindo agenda na capital do estado, porem esclareceu que a coordenadora vem tomando todas as medidas para solucionar esses atos de violência que estão ocorrendo nas escolas estaduais, afirmou dizendo que atual secretaria de educação do estado esta sensibilizada com esses ocorridos, e que havia um recurso disponível para comprar dos equipamentos é que infelizmente foi embargado pela Justiça, porém vem procurando alocar recursos de outros programas para poderem comprar e implantar o sistema de segurança e monitoramento 24h, a coordenadora garantiu dizendo que, todos os bens e materiais furtados nas escolas estaduais serão reposto com recurso próprio estadual e finalizou parabenizando a iniciativa de todos estudantes estarem preocupados com as escolas do estado.
Na oportunidade a coordenadora recebeu das mãos do Diretor-Presidente da ASEJUR, Eduardo Paes a pauta de reivindicação exigida pelos estudantes que foi assinada pela coordenadora que levara ao conhecimento da Coordenadora Regional.
Dessa forma após o posicionamento, os estudantes encerraram a manifestação. O estudante e membro da comissão Álvaro Victor completou, “agora vamos aguardar o cumprimento da pauta de reivindicação. Se isso não acontecer voltaremos às ruas com fechamento de todas as escolas”. afirmou o jovem Alvaro.
Fonte: Portal Guajara
0 comentários:
Postar um comentário