O município de Guajará-Mirim mais uma vez está concorrendo à certificação do selo Unicef, município aprovado. O Selo UNICEF é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.
Para isso, várias etapas devem ser cumpridas. Uma delas esta aconteceu nesta terça, quarta-feira (24 e 25 ) no Hotel Rondon Palace Hotel em Porto Velho, A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Ana Dorotea de Souza e o Articulador Municipal, Eduardo Paes de Azevedo estão participando do II Ciclo de capacitação organizado pela extensão Organização das Nações Unidas – ONU.
O II Ciclo de Capacitação tem como objetivo reunir articuladores municipais do Selo e representantes do CMDCA e Articulador para conhecimento da metodologia e das ações estratégias de Políticas Públicas e Participação Social que devem ser executadas para universalização dos direitos e redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes na região.
O articulador do Selo Unicef em Guajará-Mirim, Eduardo Paes de Azevedo, explicou que essa etapa será apresentado um manual de dicas de como alcançar os resultados positivos em relação à proteção dos adolescentes, alem de fomentarem projetos e elaboração do cronograma de ações que deveram ser cumpridas com apoio de secretarias Municipais, além das ações e estratégias da metodologia do selo que serão desenvolvidas nesta gestão 2013-2016, mais uma novidade será implantada, que é o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, além da realização da Semana do Bebê e dos Fóruns Comunitários para avaliação das atividades.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistencia Social, Profª Ester Maria Martins Lopes, falou da importância das novas diretrizes para a conquista do selo Unicef/Abrinq/Avante, nesta edição 2013/2016. “Guajará-Mirim se inscreveu novamente nos Selos Unicef e Abrinq, e já está concorrendo ao AVANTE/SANTADER, com o intuito de aumentar a mobilização social para as crianças e adolescentes, como também do público da primeira infância. O município continua fortalecendo as ações intersetoriais entre as pastas da Saúde, Educação, Cultura e Social, e elaborando Plano de Ação articulada para melhorias na qualidade de vida deste público. Para conquistar mais uma vez os selos serão necessárias ações estratégicas que gerem impacto social e alcançar a pontuação exigida. Guajará-Mirim já está fortalecendo seu trabalho e avança nas políticas públicas”, comentou.
167 municípios concorrem ao Selo da Unicef e a conclusão dessa tarefa será daqui a dois anos. Em 2016, serão conhecidos os municípios que cumpriram as metas e alcançarão o reconhecimento da UNICEF. Essa não é a primeira vez que Guajará-Mirim concorre ao Título. Em 2009, o município não recebeu o reconhecimento do Selo Unicef, uma vez que não foram lançadas as ações realizadas no sistema do Soma programa de monitoramento e acompanhamento das ações realizadas, Município Aprovado.
Fonte: Portal Guajará
0 comentários:
Postar um comentário