O governo americano abriu então oito vagas para alunos rondonienses e dois professores irem a quatro estados americanos, sendo eles Dakota do Norte, Dakota do Sul, Washington e Nova York, que são estados em que o presidente Theodore Roosevelt atuou não apenas como presidente, mas também como ambientalista.
O teste seletivo seria através de uma redação com o tema “Rio de dúvidas – Expedição Cientifica Rondon e Roosevelt”, várias escolas do Estado participaram, sendo cinco escolas do Cone Sul e apenas uma em Vilhena, a Escola Estadual Álvares de Azevedo.
Os professores anunciaram o Projeto Histórico Educacional Rondon – Roosevelt aos discentes da escola e então surgiu o interesse de oito alunos que realizaram suas redações, após várias pesquisas e enviaram ao processo seletivo.
E para a surpresa de todos, a aluna Amanda Silva Von Heimburg, que cursa a 3ª série do Ensino Médio teve a sua redação selecionada e classificada entre as oito melhores redação do Estado de Rondônia.
Segundo a aluna, nessa redação além da criatividade e gramática, deveriam levar em conta as questões sociais, culturais, políticas e histórico-geográficas do assunto. Em seu texto Amanda fala sobre a criação das linhas telegráficas, a criação do Estado de Rondônia e de sua importância para o crescimento e desenvolvimento do estado.
A viagem está prevista para o próximo dia 10 de maio deste ano, serão dez dias conhecendo os quatro Estados Americanos, na qual todas as despesas nos Estados Unidos serão pagas pela Embaixada Americana, tais como locomoção, hospedagem, alimentação e demais atividades voltadas ao intercâmbio, responsabilizando-se o governo de Rondônia apenas com o trâmite burocrático.
Em entrevista a aluna conta que domina muito bem o inglês e que está ansiosa para a viagem. Amanda teve o total apoio das professoras Sônia Arruda – professora de Geografia e História de Rondônia, Cláudia Regina da Silva professora de Língua Portuguesa e também da diretora Conceição Mesquita.
Os alunos, professores e demais funcionários da escola parabenizaram a aluna, enfatizando que Amanda sempre foi uma aluna dedicada e esforçada e que o prêmio foi merecido. A jovem é aluna da Escola Álvares desde 2011 e garantiu que se houver oportunidade ira batalhar para conseguir uma bolsa de estudo no País Americano.
Texto: Redação
Fotos: Jesica Labajos
0 comentários:
Postar um comentário